IV SimLER
AÇÕES CONJUNTAS: PROLETRAS (UFPI) E POSLING (CEFET-MG)
Minicursos
Minicurso 01 - A semiolinguística e o ensino de leitura de textos do domínio midiático
Data: 25 e 26 de outubro
Horário: 19h -21h
Ministrantes:
Patrícia Tomaz
PPGEL/UFPI
Luís Felipe
PPGEL/UFPI
Jacqueline Salviano
PPGEL/UFPI
A Teoria Semiolinguística é uma vertente da Análise do Discurso originada na França, em meados dos anos 1980, a partir dos estudos do professor Patrick Charaudeau. Trata-se de uma perspectiva teórica que possibilita a abordagem da linguagem em suas múltiplas formas de expressão (verbal, visual etc.) e a relação destas com os efeitos de sentido produzidos em uma data situação comunicativa. Desse modo, vislumbramos uma possibilidade de diálogo entre os postulados da Semiolinguística e o ensino de leitura de textos do domínio midiático. De modo mais específico, objetivamos propiciar ao público-alvo deste minicurso um estudo teórico-prático acerca das categorias basilares da Análise do Discurso Semiolinguística (ADS) no processo de leitura e compreensão de textos, a fim de demonstrarmos a possibilidade de se trabalhar a ADS no ensino de Língua Portuguesa, por meio de análises aplicáveis em diversos gêneros da esfera midiática. Para tanto, abordaremos os seguintes tópicos como conteúdo programático: I) Pressupostos teóricos da Teoria Semiolinguística e a abordagem de texto e discurso; II) Da compreensão para a interpretação: distinções entre sentido de língua e sentido de discurso; e III) Aplicação dos conceitos e análise de textos midiáticos diversos por meio da mobilização de categorias semiolinguísticas. Nesse sentido, a nossa proposta é direcionada, principalmente, a docentes de Língua Portuguesa, estudantes e pesquisadores interessados pela temática em questão. O processo avaliativo será tecido com base no conhecimento prévio dos participantes, na participação e interação diante dos conteúdos apresentados. Por fim, aos interessados, indicamos abaixo as referências bibliográficas de nosso minicurso.
Minicurso 02: Estratégias para a alfabetização de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista)
Data: 25 e 26 de outubro
Horário: 19h -21h
Ministrantes:
Marli Damasceno
PPGEL/UFPI
Jacqueline Dantas
UFPI
Propondo uma abordagem de caráter sócio-histórico das práticas de leitura e escrita no ensino, este minicurso objetiva proporcionar um olhar crítico sobre as práticas de ensino de leitura e produção textual como condição essencial para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Mais especificamente pretende-se: (i) estabelecer um elo entre a Educação Básica e a Educação Superior de maneira que o conhecimento científico produzido nas universidades fique ao alcance do professor e, assim, possa contribuir para tornar a sua prática na escola mais atual, científica e, consequentemente, mais interessante e produtiva, especialmente para estudantes neurodivergentes; (ii) Desenvolver propostas metodológicas inclusivas que possam ser aplicadas no ensino básico; (iii) Refletir a importância da inclusão das crianças autistas no contexto escolar e social; (iv) identificar e discutir as dificuldades encontradas pelos educadores no contexto de convivência escolar com a criança autista; (v) Verificar como é realizado a interação dos autistas com outras crianças no ambiente escolar; (vi) compreender a importância do Plano de Ensino Individualizado-PEI no processo de ensino-aprendizagem de neurodivergentes. Para tanto, selecionamos como conteúdo os seguintes tópicos: a) Prérequisitos para a alfabetização do aluno com TEA; b) Estratégias de identificação (Autismo como identificar?); c) Estratégias Acadêmicas; d) Atividades para apoio do Aluno com autismo. O processo avaliativo será feito com base no conhecimento prévio dos participantes sobre o Autismo e suas características, bem como a experiência destes com os alunos com TEA, procurando identificar os percursos de aprendizagens e as conexões com outras disciplinas e saberes. Utilizando de metodologias como: debates, grupo de estudos, painéis expositivos, práticas de leitura, trocas de experiências, articulação com atividade que envolva outros conhecimentos dos participantes durante sua experiência docente.
Minicurso 03: Multimodalidade e infância: do ato a significados potenciais, a leitura no universo infantil
Data: 25 e 26 de outubro
Horário: 19h -21h
Ministrante:
Vania Soares
UFPI
Neste minicurso, apresentaremos noções introdutórias da semiótica social, multimodalidade e letramento visual, aplicadas à leitura multimodal de textos do/no universo infantil. Discutiremos o ato de leitura a partir de fotografias e vídeos de crianças envolvidas nessa atividade, buscando caracterizá-la como essencialmente visual/multimodal, especialmente nos primeiros anos e independe de um ambiente formal de aprendizagem. Em seguida, apontaremos caminhos de leitura de diferentes textos multimodais que fazem parte daquele universo, a fim de revelar a multiplicidade de seus significados potenciais e dos discursos por eles materializados.